Associação de Linguística e Filologia da América Latina

São objetivos da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), segundo o artigo 1 dos Estatutos: “fomentar o progresso tanto da linguística teórica e aplicada e da filologia na América Latina -especialmente da linguística geral, da linguística indígena e da linguística e filologia hispânicas e portuguesas- como da teoria e crítica literárias”.

 

 

CONVOCATÓRIA

 

Iniciativa de Helsínquia sobre o Multilinguismo na Comunicação Científica *Novo

A investigação é internacional. É assim que a apreciamos! O multilinguismo mantém viva a investigação relevante a nível local. Proteja-o! Disseminar resultados de investigação na sua própria língua cria impacto. Apoie a sua língua! É vital interagir com a sociedade e partilhar conhecimento que vai para além da academia. Promova essa iniciativa! A infra-estrutura de comunicação académica nas línguas nacionais é frágil. Não a deixe desaparecer!

 

Prezados editores e colegas: 

Desde Latindex - UNAM convidamos a conhecer e a promover a iniciativa Helsinki que como puderam ler linhas acima, apoia o multilingüismo na comunicação científica. Ver https://www.helsinki-initiative.org/pt

 

------------------------------------------------------------

 

Por uma ciência e uma educação superior pública, gratuita, crítica, humanista e intercultural, baseadas em modelos plurilíngues de investigação e docência.

Leia aqui o texto da declaração aprovada pela Assembleia de Sócios da ALFAL o dia 27/7/17 em Bogotá, Colômbia. Veja aqui, ademais, explicação da génesis e outros aspectos do texto.

 

 

NOTÍCIAS
.

Projeto - 18 História do espanhol de América
Relatório de atividades ALFALito, Izamal/Yucatán/México 3-6/9/19
Revista Forma y Función
Vol. 32, Núm. 2 (2019)
Livro Estudos Linguísticos (Teorias e Aplicações): Contribuições da ALFAL
ALFALito 2018 - Universidade Federal da Paraíba - Brasil