P4 Gramática do português

Convocatória XIX ALFAL 2020 - Prazo de envio 24/11/2019

 

Chamada para apresentação de trabalhos

XIX ALFAL 2020

 

PROJETO GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS

 

Informações sobre a submissão de trabalhos:

 

1. Os resumos devem ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, 12pt, com extensão máxima de 300 palavras. O texto deve apresentar minimamente a delimitação do tema, os objetivos, a metodologia e os resultados obtidos na análise.

 

2. A submissão deve ser realizada via inscrição no Congresso no site da ALFAL http://alfalbolivia2.2iesbolivia.com, indicando explicitamente que está sendo submetido para apresentação (comunicação) no Projeto 4.

 

3. As propostas devem se adequar ao principio comum do projeto no que diz respeito à concepção de gramática discursiva e cognitivamente motivada, constituída e centrada no uso efetivo da língua.

 

4. Os trabalhos podem ter qualquer um dos seguintes suportes teóricos: Funcionalismo clássico; Gramática Funcional; Gramática Discursivo-funcional; Gramática Sistêmico-funcional; Linguística Funcional Centrada no Uso; Gramática de Construções e Gramática Cognitiva.

 

5. Considerando-se a possibilidade de publicação, sugere-se o seguinte roteiro para o trabalho:

- Eleger um fenômeno característico da gramática de uma ou mais variedades do português.

- Buscar responder às seguintes perguntas sobre o fenômeno em estudo:

 

O que diz a tradição normativa?

O que dizem os linguistas?

O que mostram os dados de uso da língua?

 

6. Cada apresentação durará 30 minutos (20 para a apresentação do trabalho e 10 minutos para debate). As submissões deverão seguir os prazos e normas gerais definidos para apresentação de trabalho no XIX Congresso da ALFAL.

 

Diretrizes e proposta de trabalho do Projeto Gramática do Português para o triênio 2019 – 2022

 

Objetivos: congregar estudiosos de aspectos gramaticais das diferentes variedades do português com vias a explicitar relações entre conversação e gramática; fornecer dados e contribuições para a teorização linguística; contribuir para a promoção da língua portuguesa como principal mecanismo de interação social e mostração da identidade de seus usuários.

 

Princípio comum: concepção de gramática discursiva e cognitivamente motivada, constituída e centrada no uso efetivo da língua.

 

Bases teóricas que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto:

Funcionalismo clássico; Gramática Funcional; Gramática Discursivo-funcional; Gramática Sistêmico-funcional; Linguística Funcional Centrada no Uso; Gramática de Construções e Gramática Cognitiva.

 

Para o quadriênio 2019/2022, temos como desafio: desenvolver pesquisas voltadas para um subprojeto coletivo de investigar as relações entre conversação e gramática.

 

Os estudos realizados no âmbito do projeto principal devem se enquadrar em uma das três linhas de pesquisa:

1. Análise da Conversação e Linguística do texto: da conversação para a organização textual.

2. Especificidades da gramática do potuguês falado e do português escrito.

3. O ensino das modalidades oral e escrita do português.

 

 

Publicado: 18/10/19

 

**********************************