I ALFALito P11 “Dinámicas lingüísticas de las situaciones de contacto” - Primeira Circular

Universidad Autónoma de Madrid - 28 ao 30 de outubro de 2019

 

 

PRIMEIRA CIRCULAR 

(Versão pdf)

 

 

A língua, concebida como um construto complexo e heterogêneo, reflete a capacidade dos falantes para explorar a heterogeneidade linguística e criar estratégias, aproveitando a plasticidade dos traços linguísticos que façam surgir novas soluções que os reorganizem, reutilizem ou transformem em um diálogo constante com seu contexto sócio-identitário.

 

Entendemos os processos de mudança induzida por contato como gerais, não particulares ou isolados, se bem com suas próprias especificidades; isto é, que estão impulsionados por processos cognitivos similares e regulados pelos mesmos mecanismos, o que produz efeitos linguísticos que podem ser parecidos. Com essas Jornadas Internacionais, pretende-se aprofundar as situações de contato do Espanhol com outras línguas para mostrar como as variações e mudanças linguísticas que se produzem no Espanhol das áreas de contato formam parte das dinâmicas linguísticas que caracterizam essas situações complexas. Busca-se, assim, analisar, de maneira geral e sistemática, distintos processos de variação e mudança linguística do Espanhol em contato e explicitar os mecanismos que os têm produzido a partir da análise comparativa de dados reais, tanto de falantes bilíngues como de falantes monolíngues de zonas de contato.

 

Espera-se que esse evento científico contribua para traçar o perfil teórico da linguística de contato, pelo que solicitamos aos participantes novas propostas teóricas, reelaboração de ideias já reconhecidas, formulação de novas hipóteses que desenvolvam aspectos ou conceitos só parcialmente vislumbrados, estudos de caso, explicitação da interrelação variação linguística e construção identitária ou aporte de metodologias adaptadas às ecologias linguísticas que se pretendam explicar.

 

Os interessados em participar dessas Jornadas deverão enviar um resumo de sua comunicação (máximo de 300 palavras) por e-mail até o dia 15 de maio de 2019, utilizando o seguinte endereço: dinamicaslinguisticas2019@gmail.com 

 

O resultado da avaliação das contribuições será enviado aos autores no dia 30 de maio de 2019.

 

 

Publicado: 26/2/19

 

**********************************